Doce da felicidade

Um bombom é capaz de estimular o prazer


http://tiagoaroeira.files.wordpress.com/2008/06/gr_img_serenata.gif?w=234&h=154Em um bombom é possível encontrar um conjunto de substâncias promotoras de bem-estar, caso da teobromina e da feniletilamina, que estimulam centros de prazer localizados no cérebro. 

Os chocólatras conhecem bem esses efeitos. Em momentos de tristeza há quem devore uma caixa de chocolates em segundos. 

É sempre bom lembrar, entretanto, que o doce mais famoso do planeta carrega boas quantidades de calorias e gorduras. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2Z06X3syLnS01oglcXqAUSDs6NV6WiItVVEb7nftyPqZ3DG0O5XaeSprbQ9xobDICN_rDSvyQmvC_AytqMd45aclymZPSqNG3KNoXqzD-gPhsTEdq8ayHijrABONA9sVfUbDwLGdKJh3a/s400/bombons+finos.jpg

Daí a dica dos nutricionistas de ingerir até 30 gramas do tipo amargo por dia, o que equivale a uma barra fina e pequenina. Já é o suficiente para afastar a apatia e a melancolia, garantem os experts. Não precisa ir além ao menos com a desculpa de melhorar seu humor.

Aceita um cafézinho?
Em uma xícara dessa bebida aromática, tão próxima do nosso dia-a-dia, existem duas substâncias que, na medida certa, garantem o bom humor: a cafeína e o ácido clorogênico. A primeira inibe neurotransmissores relacionados com a apatia. Assim o que resulta é excitação. Já a segunda se encaixa em receptores do cérebro que disparam reações de prazer. Não à toa o café é festejado pela ação estimulante. Só não vale beber baldes e baldes. Pela intensa atuação no sistema nervoso, ir além nos goles pode trazer insônia, taquicardia e nervosismo. Desse modo, a sugestão é não ultrapassar três xícaras do tipo expresso por dia.
fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0302/nutricao/conteudo_303005.shtml